quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Relato de Amamentação - parte 2

Finalmente voltei para continuar meu relato. Ufa! Vida de mãe é extremamente corrida.

Bom, no relato anterior mostrei um pouco do drama que eu vivi. Cada mulher passa por um drama após dar à luz, e dependendo da intensidade desse drama, a amamentação é totalmente afetada.

Muitas mulheres são mães de bebês prematuros e alguns deles não recebem alta e são alimentados por Leites Artificiais (LA). Então, quando o bebê volta pra casa, ele acaba sentindo falta desse leite, que "pesa" mais no estômago, demandando da mãe um dia inteiro no peito em alguns casos. Até o bebê e a mãe se adaptarem à amamentação exclusiva, muito desespero de ambos pode aparecer e então, a mãe se rende ao LA como complemento da amamentação ou como exclusividade.

Outras mulheres voltam pra casa e não têm ajuda de ninguém (nem do marido). E não adianta nos falarem para esquecer a bagunça da cozinha, da sala, que não conseguimos (eu custei a esquecer). E como a mãe precisa SE DOAR 100% ao bebê nos primeiros meses, e a o mesmo tempo estar descansada e feliz para produzir Leite Materno (LM), algumas não conseguem e acabam dando o LA.

Tem também os bicos dos seios invertidos, sangrando, as mastites...

E sem falar que chuvas de palpites e inseguranças caem sobre nossas cabeças, inclusive de pediatras que julgamos serem bons. A maldição de pediatras que dizem que o bebê chora de fome, que não está ganhando peso e receitam LA é cada vez maior e por confiarmos neles, acabamos comprando latas de leite.

Aí começa a dar tudo errado. Algumas mães têm sorte e o bebê continua no peito, mesmo mamando LA na mamadeira. Outras, não. Os bebês desistem mesmo do peito, já que na mamadeira é bem mais fácil e acontece a tal confusão de bicos.

Eu passei por indicações de Nan e de remédios para aumentar a produção de leite. Nada disso fazia Alice parar de chorar ou de acordar a cada 40 minutos durante a noite. Foi então que respirei fundo e resolvi ouvir o que EU tinha a dizer para mim mesma. E trago aqui minhas dicas que fizeram minha amamentação dar certo:

- Desisti de acreditar no mito de que dar uma bela mamadeira de LA de noite fará o bebê dormir a noite inteira. Pura mentira. Isso funciona com apenas alguns bebês e com Alice não funcionou. Ela acordou em 40 minutos do mesmo jeito e teve dias que acordou vomitada de tanto leite desnecessário. Cada bebê é de um jeito. Há bebês que nascem e dormem 12 horas seguidas só com leite materno.

- Desisti de pensar que o "normal" é dormir a noite toda e comecei a dormir de tarde em algumas dormidas da Alice. Vocês sabiam que o "normal" é bebês acordarem durante a noite solicitando a mãe, o pai ou o peito? Que o "diferente" são bebês que dormem a noite toda. Não há regra. Há dedicação, independente do comportamento do seu filho.

- Larguei mão de todos os palpites, inclusive do pediatra, e deixei Alice mamar no meu peito o tanto que ela queria. 20 minutos em cada peito? Não. Se ela queria ficar 50 minutos em um até dormir, ela ficava. "Tá mamando ainda?" Tá sim, obrigada.

- Comecei a amamentar longe de TODO mundo que ia na minha casa. Enquanto eu e ela não pegássemos o jeito, eu não queria mais ninguém por perto (e ainda assim ia gente no quarto ficar passando a mão nela enquanto ela mamava, o que a deixava irritada e sobrava pra mim recomeçar tudo de novo).

- Levava para cada mamada uma garrafinha de 500ml de água. Aí sim vi leite aparecendo com força! Então larguei mão dos remédios que o pediatra mandou eu tomar. Gente, é remédio controlado, vendido com receita, que tem como um dos efeitos colaterais a produção de leite e por isso receitam. Algum mal pro bebê esse remédio deve fazer.

- Chamei uma enfermeira consultora de amamentação e comentei que eu sentia meus peitos vazios, meio murchos. Mas ela me ensinou a ordenhar e vi que na verdade tinha leite sim! Eu me lembro de tentar tirar na bombinha e ficar 20 minutos pra ter só uns 5 ml de leite. Quem não se desespera? Na verdade é assim mesmo. A sucção da bombinha é uma coisa, a do bebê é outra. Até hoje, Alice com 5 meses, se eu vou pra bombinha não sai nada. Então é preciso tempo e calma pra se adaptar à bombinha. Mas só use a bombinha se for necessário, pelo menos aqui eu fiquei super machucada. E peito murcho não indica falta de leite.

- Comecei a participar de grupos de amamentação no Facebook. Fui para os grupos de meninas radicais, porque era delas que eu precisava na hora. Eu não sou tão radical, mas foi graças às informações de lá que eu consegui.

- Comecei a participar também de grupos de maternidade e de vários blogs. Amamentar é também um momento de solidão. Pense comigo, você está há 25 minutos com um bebê no peito. O bebê tem apenas 17 dias e ainda não interage com você. Outra salvação pra mim foi ler e conversar com várias mulheres na mesma situação. A gente se sente mais forte, se sente acompanhada, uma ajuda a outra. Então tinha virado costume. Eu ia dar mamá e levava comigo meu celular onde eu ia lendo e papeando com as meninas. Foi uma das melhores coisas e parei de me sentir tão sozinha.

- Comecei a largar de mimimi e  passei a rir de tudo. Sim, eu ia lendo os desesperos dos primeiros meses das mães, muitos desesperos iguais aos meus e pensava: gente, como somos loucas! E nisso, foi ficando engraçado nossas olheiras, nossas bobeiras do tipo usar pomada de assadura no lugar de pasta de dentes por causa da exaustão. Assim, fui vendo que é normal. Totalmente normal e quando vi, tudo ia passando.

- Parei de larvar louça, comecei a comer melhor os almoços, lanches e jantas preparados pela minha mãe. A hora do arroto era a vez do pai, porque eu odiava colocar pra arrotar, eu não dava conta e então eu descansava.

- O papai da Alice, apesar de eu ter xingado no relato anterior, ajudou/ajuda muito. Ele trocava algumas fraldas de madrugada, fazia dormir nos braços dele. Mas tinha vezes que ele não acordava, aí eu corria para os desabafos das outras mães nos grupos e tudo ficava bem.

- Ignorei quando me falaram para tirar leite e deixar o pai dar de madrugada pra eu descansar. Amamentar de madrugada é onde mais aumenta a produção de leite e nem sempre bebê chora de fome, chora porque quer mãe.

- Desencanei que o choro era sempre de fome e tirei todas as mamadeiras e bicos da vida da Alice. Nada de chás e água. Mudei minha alimentação para muitas verduras, frutas, massas e arroz.

- Mudei de pediatra e encontrei um que pensa como eu, ou seja, que está de acordo com a OMS.

- Enfim, deixei Alice mamar sempre e pelo tempo que quisesse, dividia colos para momentos dela arrotar e trocas de fralda, comecei a me alimentar melhor e bebia muita, mas muita água.

Quando Alice estava com mais ou menos 2 meses e meio, posso dizer que finalmente aprendi a amamentar. Coincidentemente, as tais cólicas e choros infinitos sumiram e eu fiquei mais forte.

Isso que relatei foi o que deu certo pra mim. Hoje Alice tem 5 meses e mama exclusivamente no peito, nada mais. Já dorme melhor, mas ainda acorda algumas vezes pra mamar. Tem noites que volta a mamar de hora em hora. Tem dias que eu volto a estar um bagaço, tem dias que tá tudo bem. E adivinhem: mães de mamadeira também estão com filhos acordando de hora em hora.

Eu me entreguei. Dei meu corpo e minha alma pra maternidade. Deixei a natureza me mostrar que somos fortes, que damos conta do recado. E aqui tenho uma bebê bem humorada, feliz, e totalmente saudável como recompensa.

Mães desesperadas, precisando de ajuda, contem comigo. No final, você vai estar ajudando as outras também :)

E mães que tentaram de tudo e não deram conta, não percam as esperanças. Quem sabe num próximo baby vocês não conseguem?

2 dias de vida, em casa

8 dias de vida e várias horas de peito

17 dias


1 mês - foi arrotar, mas dormiu no pai

Arrotando/dormindo - 2 meses

Arrotando/dormindo - quase 3 meses

Apagou depois do mamá - 3 meses

Mamando na chácara - 4 meses













9 comentários:

  1. Oi Carol! Nossa seus posts são um conforto pra mim!
    Não com relação a amamentacao, que graças a Deus fui abencoada desde o começo, mas com relação ao sono e a exaustão da amamentacao exclusiva.
    Confesso q já cheguei a pensar em dar complemento pra ela dormir melhor, mas achei mto egoismo da minha parte.
    Ela eh soh um bbzinho e eu sou adulta, então sou eu quem tenho que entrar no ritmo dela, e não o contrário.
    O bom eh q saber que com o tempo td vai melhorando!
    Bjos! E continue contando suas experiências pra acalmar as mães mais desesperadas rs

    ResponderExcluir
  2. Esse teu post é daqueles
    que tem q imprimir
    e guardar na pastinha
    pra quando der aquele desespero a gente saber
    que não foi a unica que não é so comigo
    e que tudo uma hora passa
    adorei continue relatando essa vida pra gente
    bjãooo

    ResponderExcluir
  3. "Carol, Carol Carol.." (seu jorge)... que história! que grande história...
    e eu as vezes acho minha filhota tranquila demais.. e querendo que ela fosse mais ativa.. de uns dias para cá, come mais e interage mais... mas grazadeus escapamos de não dormir... e é como vc disse, tem de fugir das dicas que não funcionam, dos conselhos quilométricos de amigos e amigos e de planos pediátricos. Minha esposo por diversas vezes ficou 50 min com Zoe no peito, até dormir... Era extenuante para ela; o bebê adorava rs. bjs e descanse

    ResponderExcluir
  4. Carolzinha,

    Primeiro de tudo:PARABÉNS!!! Incrível e maravilhoso perceber a sua maturidade como mãe... Fico feliz de verdade por isso!!! Li a parte 1 deste desabafo e fui dormir pensando em vc...Não comentei, pq travou tudo aqui bem na hora, nem sei se o comentário chegou... Mas enfim, o de hj, quero dizer que vc está certa, que bom que seguiu a sua intuição e NADA mais... Que bom que deu e continua dando td certo... Que bom, que bom , que bom!!!
    Alice está cada dia mais linda... E até na sequencia de fotos, a gente percebe o seu amadurecimento e com ele a sua tranquilidade transparecendo... Até no modo como pegava ela... Enfim... Td fala!!!
    Eu e o Davi desde sempre, qdo é hora de mamar, é o "nosso momento" e de ninguem mais... Ele sempre me mostrou que preferia assim... No inicio ele chorava, resmungava, era só alguem se aproximar e ele reagia.... Depois as reações dele ficaram mais explicitas... Hj se alguém se aproxima ou se fala comigo enqto ele mama, ele simplesmente para tudo, larga o peito, se joga pra trás, faz drama... cara feia... Precisa ver... rs TODOS por aqui já sabem, que hora de mamar, não pode chegar perto... Já temos nosso cantinho, nossas manias... E pensem e falem o que quiserem, falar... É assim que deu e dá certo pra gente!!!

    Beijosssss, adooooro vc e adooooroooo seus posts!!!!

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como o Seu Jorge cantou ali em cima "Carol, Carol, Carol..."! Amei seu relato inteiro! Eu que ainda não tenho a minha Sementinha nos meus braços (e nos meus peitos) com certeza já to aprendendo muito contigo.

    Para a Alice: Sua linda!!!

    Para o papai da Alice: Não fica bravo/chateado com a Carol! Ela está ajudando muitas mães e quase mães expondo esse assunto que é tão natural, ou que deveria ser, mas que representa uma enorme dificuldade para a maioria das mulheres hoje. E é um ciclo vicioso: quanto mais preocupadas elas estiverem, menos leite produzirão.
    Beijos a vocês três,
    Rita
    melancianabarriga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Carolzita minha querida. Como é bom ler esse relato.
    Mas ao mesmo tempo ruim, tipo é bom pelo fato de que por mais doloroso e exastivo que seja sabemos que uma hora passa.
    Mas o ruim é que nao sei se com vc foi assim, mas nunca ninguem me disse um terço do que eu aprendi lendo, pesquisando aqui no blog, lendo ASAMIGAS, lendo, lendo,lendo e lendo.

    Só sabiam dizer : SEU FILHO TA PASSANDO FOME, DA NAN PRA ELE, DA MAMADEIRA...
    ESSE MENINO TROCOU O A NOITE PELO DIA, DA MAMADEIRA QUE VAI DORMIR 8H SEGUIDAS....

    pqp eu nunca consigui dar uma resposta mal criada, por sei la cara, eu estava tão zeem , nao em função do Guilherme que nem forças pra responder eu tinha.
    Mas agora lembrando, agora que estou forte tenho vontade de voltar na pessoa pedir pra repetir tudo e dar na cara
    hahahahahahahahaha aii que odio.
    Oque me deixa mais puta é saber que isso nao foi só eu que passei, q todoas mamaes principalmente de primeira viajem passam por isso, oq mais existe é os palpites que nao pedidos.

    Olha carol eu to com vc, passei, e ainda passo por inumeras coisas, quase me deicxei levar pelo desmame pq falavam q eu nao tinha leite.
    Cara foi por Deus e pelo meu esposo que nao parei, pq inumeras vezes dava mama pro guizinho chorando de soluçar, mordendo a mão e o travesseiro, pq a dor era tanta, parecia q ele ia arrencar meus bicos, e eu sabia q ele nao fazia por maldade fazia por fome, e dar a mamadeira me deixou com um pedaço de mim quebrado mas acontece, meu nenem esta com 3 meses de puro leite materno em ld. GLORIAAA A DIOOOSS hhahaha

    Bjod minhas lindas e estou sempre seguindo vc de olhos abertos, fiquem com Deus bjo

    ResponderExcluir
  7. Ai Carol!!! q admiração por vc neste post! eu não tive tanta força...parasiThomas largou meus peitos de vez, fez 3 meses e tchau McTetas....Tudo começou com minha falta de bico e depois a internação, onde ele era alimentado por LA....Tentei muito amamentar e confesso que consegui até os 2 meses e meio, ainda que não exclusivamente.... Como vc disse, quem sabe num próximo filho eu não faço diferente? Falta de experiência e insegurança em ver o bebê passar fome dá nisso - ainda mais depois do tanto que ele desidratou ainda no hospital pq não conseguia mamar...
    MAs tb concordo com vc, LA para alguns bebês não pesa.Thomas acordava de 3 em 3hs no começo e agora ele oscila de 3 em e, 2 em 2, às vezes dorme umas 4hs durante o dia...varia muito!
    PArabéns pela dedicação! Sorte da Alice! :-D
    Mil beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Carol, post extremamente informativo. Artur, com 5 meses, tb mama no peito ainda. Só no peito. O grande problema é falta de informação mesmo. Artur mama em 5 minutos! E num peito só em cada mamada. Então, as pessoas me enchiam o saco dizendo que o menino mamava pouco. A minha sorte é que ele sempre foi gordão. Aí, eu dizia sempre: olha pra ele (todo gordinho) e vê se tá com cara de que tá passando fome! Haja paciência, esforço e perseverança. Parabéns pra vcs duas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!
    Cada vez que venho aqui dar uma olhada no seu blog fico admirando as fotos...
    Pode dizer que máquina utiliza para faze-las:
    Bom feriado!

    ResponderExcluir